quarta-feira, 28 de julho de 2010

Planejar não é kaô !!

Oiê pessú !!!

Dando continuidade aos assuntos que eu gostaria de colocar aqui em pauta pra vocês, vamos hoje falar sobre algo realmente primordial para organização e sucesso do casamento: P-L-A-N-E-J-A-M-E-N-T-O !!

Comofás, comofás, comofás ?

Cara, tudo gira em torno da sua realidade financeira disponível para o casório. Tenha um valor "x", e destine esse valor para cada área, tanto para o buffet, tanto para a decoração, tanto pra isso, tanto para aquilo.

Ahhh mas todo mundo me fala que por mais que planeje, sempre estoura o orçamento. Verdade, ao longo do percurso você vai se deparar com situações inesperadas, mesmo tendo planejado tudo.

Mas, se planejando, imprevistos acontecem, imaginem o arrombo, a catástrofe, a calamidade que seria, se tudo estivesse sendo feito às cegas, not, não dá, poupe-se do insano extremo.

Eu costumo comparar o casamento com uma empresa, no meu caso, como uma agência de comunicação. O departamento financeiro dita o que se pode e o que não se pode investir em "ações", controla todos os gastos, etc. Departamento de planejamento fica responsável pelo organograma e andamento da cousa. Departamento de criação fica lá, pensando, pensando, pensando, e quando vê a oportunidade dá o bote.
Departamento de pesquisa faz todas as cotações, monta planilhas e compara resultados para contratar o melhor serviço. E assim vai. As coisas tem que acontecer e ir se encaixando, ficando cada qual no seu lugar.

Como já diriam os renomados filósofos "ado a ado, cada um no seu quadrado" !!!

Vou colocar aqui também um passo a passo para dar uma luz e servir de ajuda para não se perder. Apenas uma sugestão pípou, vale adaptar e moldar a gosto do cliente, rs.

*12 meses antes ou mais
-Escolha a data
-Reserve a igreja
-Reserve o local da recepção
-Defina o orçamento

*8 meses antes
-Começe a listar os convidados
-Escolha os padrinhos, pajens e damas de honra
-Começe a pensar em seu vestido e pesquisar alguns modelos
-Começe a definir - foto e vídeo - dj - decoração - etc

*6 meses antes
-Convide os padrinhos, pajens e damas de honra
-Decida o estilista que fará seu vestido e contrate (ou local que irá confeccionar)
-Começe a pensar nas bebidas que serão servidas na festa (as que o local não oferece) e se for o caso contrate um bar man

*5 meses antes
-Se o local que fará seu vestido não fornecer os acesórios como garras e grinalda, contrate à parte
-Se você não começou, começe seu enxoval

*4 meses antes
-Finalize a lista de convidados
-Escolha e compre os convites (ou mande fazer)
-Defin a roupa do noivo
-Verifique com as madrinhas as cores da roupa que pretendem usar, para não repetir (a não ser que você queira assim)
-Defina o roteiro de sua lua de mel

*3 meses antes
-Faça a degustação e encomende bolos e doces
-Se houver, envie os convites para o calígrafo
-Marque o dia da noiva (se o salão for muito concorrido, marque antes)
-Controle a alimentação e as horas de sono, xô ansiedade
-Verifique toda a documentação necessária para o casamento civil no seu cartório

*2 meses antes
-Contrate o carro para levá-la até a igreja (se houver)
-Defina a lista de presentes
-Se possível inicie a entrega dos convites, principalmente se houverem convidados de outras cidades

*1 mês antes
-Compre sapatos e acessórios
-Escolha e compre a camisola e lingerie para a lua de mel
-Veja se a documentação necessária para a viagem está em ordem
-Defina o repertório musical tanto da cerimônia religiosa quanto da recepção
-Reserve o hotel para a noite de núpcias

*1 semana antes
-Faça a última prova do vestido
-Faça todos os pagamentos faltantes
-Lembrar o noivo de cortar o cabelo (ele sempre esquece esses "detalhes")
-Use os sapatos do casamento para amaciá-los
-Tenha um momento só seu...RELAXE !!!


Ufs, listona né...mas tendo um cronograma em mãos fica mais claro o que fazer, e não deixa passar nada. Uma chance a menos de esquecer algo importante.

É mais ou menos isso gals !!

Vamos trocando figurinha !!

Bj bj bj bj bj !!

Um comentário:

  1. Ai Tata, nem fala. Reforma dá um trabalhão. A pior parte é a do pedreiro. De resto (principalmente as compras kkkk), eu gosto bastante.
    Agora... sobre o planejamento...Essa etapa é muito importante mesmo. Eu sei bem porque pulei essa fase. Resolvemos casar e não tínhamos nem dois meses para planejar. Aí foi uma correria. Mas o resultado: o número de presentes no casamento era o dobro da lista inicial. Fiz tudo ao contrário! kkkk

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